HISTÓRIA

A Esgrima nasceu da necessidade do homem se defender. As espadas eram usadas por civis para auto defesa e duelos. A lâmina tinha fio e cortavam em golpes dados de lado, como a arma que chamamos atualmente de SABRE e que vemos em duelos nos filmes na televisão e no cinema.

A Esgrima Olímpica é o único esporte em que duas pessoas de diferente peso, força, altura ou idade, se enfrentam diretamente, utilizando uma arma, com iguais chances de vitória. Por ser um esporte que requer que os atletas criem durante o combate uma estratégia de ações e movimentos, muitas vêzes antecipando a jogada do adversário, a Esgrima muitas vezes é chamada entre seus praticantes de “xadrez com músculos” e o combate de “jogo”.

É um esporte que estimula o desenvolvimento do ser humano em seus aspectos físico, psíquico e social. Ela utiliza quase todos os músculos e exige uma coordenação perfeita de movimentos. A necessidade de agir num espaço de tempo muito curto (às vêzes frações de segundos) habitua os músculos a obedecer instantaneamente aos impulsos cerebrais recebidos.